quarta-feira, 9 de abril de 2008

Baú Da Memória... , Por Eugénio dos Santos Duarte, in Jornal Cinco Quinas. Abril de 2008

Pessoas a recordar no Soito
O meu bisavô era natural de Alcácer do Sal, no Alentejo. Tinha origens judaicas, de família de cristãos-novos, convertida ao cristianismo.
Casou no Soito e tinha como profissão alfaiate. Por motivos de doença ou acidente ficou sem uma perna e passou a usar uma perna de pau. No Soito era conhecido pelo Ti Coxo.
Do seu casamento nasceram cinco filhos. Um deles era o meu avô, chamado Manuel José dos Santos, que foi taberneiro e almocreve.
Outro dos filhos era António José dos Santos que viveu em África e, quando regressou, nos anos 70 do século XIX, foi tomar conta de uma ourivesaria, em Lisboa, que acabou por ser da sua propriedade. Mais tarde tornou-se proprietário de uma chapelaria.
Tinha a sua residência na Rua Latino Coelho, na capital.Foi o primeiro homem do Soito a ser proprietário de um estabelecimento comercial, em Lisboa.
Um dos seus filhos chamava-se Henrique, licenciado em Direito, que foi funcionário dos Correios, tendo chegado ao posto de Correio-Mor.
O Ti Coxo teve ainda uma filha chamada Maria do Carmo, a qual viveu muitos anos em Lisboa com um cónego, que lhe deixou toda a sua fortuna. Essa fortuna foi, mais tarde, herdada pelo sobrinho Henrique.
Maria dos Santos, conhecida por Maria do Coxo, era, também, filha do Ti Coxo. Essa Maria dos Santos era mãe do sr. Miguel Diamantino dos Santos, do sr. José Diamantino dos Santos e de Júlio Diamantino dos Santos. O sr. Miguel era motorista e esteve no Brasil, tendo sido já motivo de crónica anterior neste “Baú da Memória”.
O sr. José Diamantino dos Santos e o Júlio eram ferreiros, com forja, no Soito.
Armindo, filho do sr. José Diamantino, também foi ferreiro, no Soito. Foi para o Brasil e lá morreu.Mariana dos Santos, filha do Ti Coxo, casou com um grande artista serralheiro, natural da Cerdeira do Côa. O seu nome era António Paulo Fernandes.
Foi ele quem fez os portões da igreja, a parte de cima do púlpito e os portões do cemitério. Foi ele que soldou, com uma pasta própria que se usava nessa época, os tirantes do tecto da igreja do Soito, de tal maneira que não se notam as emendas. Para isso levou a forja, com fole e tudo, para o curral do sr. Arnaldinho, que fica perto da igreja. Nessa época ainda não havia electricidade, pelo que não existia a solda por electrogénio.
Todo este trabalho, feito por este artista, ainda hoje existe, no Soito.
Além disso, este homem trabalhou nas pontes do caminho-de-ferro da linha da Beira Alta, onde aprendeu muito.
O casal Mariana/António Paulo teve vários filhos. Dois deles eram ferreiros, no Soito: o sr. António Fernandes, conhecido por Antoninho e o sr. Manuel Fernandes.
Carlos Fernandes, conhecido por Carlos “Ferreiro”, era filho do sr. Manuel Fernandes e exercia, também, a profissão de ferreiro.
O Manuel, conhecido por “Mija”, era filho do sr. Manuel Fernandes e, também, era ferreiro, no Soito. Um dos filhos do Manuel “Mija” é Fernando Monteiro Fernandes, conhecido por Fernando “Mijinha”que ainda exerce a profissão de ferreiro, na forja que foi do seu pai. Além disso é conhecido por ser um grande artista em obras de ferro. Recentemente teve uma exposição no Museu do Sabugal, onde toda a sua criatividade pôde ser apreciada pelos visitantes.
José Oliveira, um grande artesão em objectos de madeira (nomeadamente com figuras que se movem mecanicamente), com exposições em variados locais de Portugal e, até, nos Estados Unidos da América, é neto de António Paulo Fernandes. Juntamente com os irmãos João e Domingos foi o obreiro da fábrica de sumos Cristalina. Também foram estes três irmãos que deram início à fábrica de iogurtes Yoplait, na cidade da Guarda.















Outro neto do sr. António Paulo é António Fernandes de Oliveira um dos maiores negociantes do Soito. Foi ele que iniciou as Confecções Ranking.
Fernando Fernandes, conhecido por Fernando do Ti Antoninho, neto do António Paulo, exerceu também como profissão a arte da serralharia, no Soito.
Quiçá o Soito fosse a terra do concelho com maior número de ferreiros, a julgar pelos exemplos apresentados.
Na imagem pode ver-se a fotografia do casal António Paulo Fernandes/Mariana dos Santos.

Por: Eugénio dos Santos Duarte

5 comentários:

Rodolfo N disse...

Interesante reseña, amigo.
Un abrazo

Lapa disse...

Obrigado Rodolfo.

Não resisti a esta saborosa crónica do pai de Aristídes Duarte, autor do livro Memórias do Rock Português.

Anónimo disse...

Parabens por esta cronica.E possivel saber se o Antonio Fernandes de Olivira (Toniho) ainda e vivo?

Anónimo disse...

OBRIGADA! Graças a este artigo, descobri referências ao meu tetra-avô e aos meus trisavós (na foto).
Ana Sílvia de Oliveira Casella

Antonio Paulo Fernandes disse...

Boa noite,
Eu sou Antonio Paulo Fernandes, e esta foto é dos meus bisavós.
Obrigada por esta crónica, permitiu-me conhecer um pouco mais da minha familia paterna.

Cyrano de Bergerac

Cyrano de Bergerac
Eugénio Macedo - 1995

TANTO MAR

A Cristóvão de Aguiar, junto
do qual este poema começou a nascer.

Atlântico até onde chega o olhar.
E o resto é lava
e flores.
Não há palavra
com tanto mar
como a palavra Açores.

Manuel Alegre
Pico 27.07.2006