quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Cristóvão de Aguiar apresenta livro "Anamnese" de José Ferraz Alçada, no dia 23 de Janeiro de 2010, na Casa dos Açores Norte, na cidade do Porto.

" "Anamnese" de José Ferraz Alçada, edição de autor. Trata-se de um conjunto de contos (alguns premiados) e de crónicas que o autor publicou no Comércio do Porto e no Jornal de Notícias. Digo-vos: escrita de se lhe tirar o chapéu. Domínio da língua, consciência social.
Ferraz Alçada nasceu em Belmonte em 1938, frequentou o Liceu da Guarda e licenciou-se em Medicina na Universidade de Coimbra. Pneumologista, exerceu em Moçambique e em Vila Nova de Gaia, entre outros locais. Agora vive na sua quinta na aldeia da Vela, a que está ligado desde a infância.
As estórias referem-se, a maior parte delas, a situações, personagens e paisagens nossas conhecidas por serem da nossa região. O autor conta-nos essas estórias com uma mestria invulgar, pelo que recomendo vivamente que comprem um exemplar desta "Anamnese" que, presumo, deve vender-se nas papelarias locais ou na Livraria Municipal."

Américo Rodrigues Texto retirado do blogue Café Mondego.

1 comentário:

A Guarda disse...

Apresentação do livro de José Ferraz Alçada

Está marcado para o próximo sábado, 23 de Janeiro, o lançamento do livro “Anamnese” de José Ferraz Alçada. A cerimónia terá lugar na sede da Casa dos Açores do Norte, no Porto, às 17.00 horas.
O livro, com ilustrações da pintora da Guarda, Evelina Coelho, será apresentado pelo escritor açoriano, Luís Cristóvão de Aguiar.
José Ferraz Alçada nasceu em Belmonte, no dia 15 de Janeiro de 1938. Frequentou o curso liceal da cidade da Guarda e licenciou-se em Medicina na Universidade de Coimbra, em 1966.
Foi distinguido no Prémio Dr. Joaquim Namorado, em 1983, com o conto “O Javali”, 2º prémio “ex-aequo” e em 1985 com o conto “Rato escondido com o rabo de fora”, 1ª menção honrosa; Em 1987 foi-lhe atribuído o 1º prémio com o conto “Aventuras e desventuras de um pequeno pastor” nos primeiros Jogos Florais da vila de Tortosendo.
Escreveu contos e crónicas publicados no Jornal de Notícias, no Jornal de Belmonte, no Jornal A Vela, no Comércio do Porto e em várias colectâneas.
É sócio da Associação de Escritores de Gaia e fez parte da Direcção durante três anos.

Cyrano de Bergerac

Cyrano de Bergerac
Eugénio Macedo - 1995

TANTO MAR

A Cristóvão de Aguiar, junto
do qual este poema começou a nascer.

Atlântico até onde chega o olhar.
E o resto é lava
e flores.
Não há palavra
com tanto mar
como a palavra Açores.

Manuel Alegre
Pico 27.07.2006