terça-feira, 13 de julho de 2010

CAPEIA ARRAIANA: "há tourada na aldeia", filme/documentário do realizador Pedro Sena Nunes foi apresentado ontem em Coimbra, no âmbito do Seminário Internacional "SABEReseArtes" como investigação, uma iniciativa do Núcleo de Estudos sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Todos os anos, na Beira Alta, a província com maior índice de desrtificação, treze aldeias da Raia Sabugalense rejuvenescem para uma tourada com características únicas no mundo. a CAPEIA ARRAIANA. Os mordomos preparam as festas e contribuem para o património etnográfico, iniciando um ritual de emancipação onde se vêem confrontados com a força do toiro.
Vários homens envergam o forcão, objecto rudimentar feito de madeira, e lidam os touros que são trazidos, muitas vezes, de Espanha. As aldeias competem entre si à procura da melhor Capeia do ano.
Beira Alta, Raia Sabugalense.

_Gostei do filme, mas o Soito não está tão representado como se exigia neste tema.

Ideia original e realização de Pedro Sena Nunes; Direcção de produção Ana Rita Barata; Imagem Pedro Sena Nunes, Fábio M. Martins, David La Rua, Pedro Pinho; Som Ricardo Sequeira; Música- Criação Gravação e Mistura Fernando Mota; Produção Geral VOARTE

Sem comentários:

Cyrano de Bergerac

Cyrano de Bergerac
Eugénio Macedo - 1995

TANTO MAR

A Cristóvão de Aguiar, junto
do qual este poema começou a nascer.

Atlântico até onde chega o olhar.
E o resto é lava
e flores.
Não há palavra
com tanto mar
como a palavra Açores.

Manuel Alegre
Pico 27.07.2006